pós-graduação
O curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá reformulações que serão aplicadas já no primeiro semestre de 2018. Entre as novidades está a mudança de turno da graduação e a curricularização de projetos de extensão.
 
A partir do Vestibular 2018, o curso passa a ser ofertado no turno da noite. A reforma visa facilitar o ingresso de estudantes que já estão inseridos no mercado de trabalho e buscam uma formação acadêmica. Com o total de quatro 4.000 horas, a graduação se mantém com a duração de cinco anos. 
O curso prioriza a inserção do estudante em cenários de prática desde o primeiro semestre. Com este objetivo, a formação dos alunos terá uma grade curricular com 1.170 horas de atividades teóricas, 1.050 horas em atividades práticas, 800 horas de estágio, 90 horas de extensão, 170 horas de TCC, 300 horas de atividades complementares e 420 horas de atividades a distância. 
Outra novidade para o próximo semestre é a extensão curricularizada que potencializa a participação dos estudantes em ações voltadas para a comunidade. Os alunos terão nas disciplinas de Enfermagem na Educação em Saúde, Enfermagem no Cuidado da Mulher e Enfermagem no Cuidado da Criança e do Adolescente, atividades que visam a elaboração e realização de cursos de interesse comunitários, como cursos de incentivo ao aleitamento materno. 
Na UCPel, as práticas e estágios curriculares são desenvolvidos nos mais variados cenários como Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede municipal e estadual (com o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em saúde), além dos Centros de Atenção Psicossocial. A Universidade também conta com o hospital próprio São Francisco de Paula (HUSFP)- credenciado como hospital de ensino, hospital amigo da criança e hospital sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A reforma buscou atender às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade e do mercado de trabalho, com ensino focado em uma formação generalista e baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Vestibular 2018
A UCPel está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. Os cursos ofertados são Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Direito (Matutino e Noturno), Enfermagem (Noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Noturno – Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Na modalidade híbrida – com aulas à distância e presenciais-, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança Pública.
Para os cursos de Medicina e Odontologia haverá prova tradicional no dia 26 de novembro. Para os demais cursos, será realizada uma prova de redação com diversos dias e horários disponíveis. 
A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso. Mais informações estão disponíveis no site vestibular.ucpel.edu.br.

foto da notícia