As boas-vindas aos novos alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi repleta de informações sobre a estrutura e funcionamento da instituição. As novas turmas da Medicina, Odontologia, Direito e Teologia foram recepcionadas pela manhã. Pela tarde, os calouros da Psicologia conheceram mais sobre a Católica. À noite, estudantes de outros 14 cursos de graduação foram integrados ao dia a dia da Universidade.
Nas apresentações sobre a estrutura da UCPel, teve destaque os laboratórios, recentemente reformados para proporcionar novas práticas didáticas de diferentes modelos. Investimentos em tecnologia, como a compra da Mesa Sectra (tecnologia revolucionária em transformar imagens 2D do corpo humanos em 3D Full HD) e impressora 3D integram as ações de benfeitorias.
Durante a acolhida do curso de Medicina, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, ressaltou que a UCPel passou a ser a maior escola médica do Rio Grande Sul e atende mais de 115 mil pessoas por ano em todas as áreas da saúde. “Vocês vão atuar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde o primeiro dia de aula e irão contribuir para a prevenção de doenças da população”, contou.
Para o calouro do curso de Medicina, Henrique Araujo, a expectativa para o início da nova jornada é grande devido ao longo tempo dedicado aos estudos. “Agora quero poder fazer a diferença na minha área ajudando, por exemplo, a melhorar o modo como se trata do paciente”, destacou.
O Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) acolheu os calouros de Direito. Lá, a coordenadora da graduação, professora Ana Luiza Barcellos, apresentou a história do curso e ressaltou a sua proposta. “Queremos estar à disposição dos alunos para construir o conhecimento em conjunto”.
Há nove anos no Brasil, a holandesa e caloura do curso de Direito, Alida Van der Eijk, conta que este era o seu sonho. “Agora foi o momento para começar a estudar e sempre ouvi falar muito bem da UCPel”, finaliza.
As atividades de recepção aos novos alunos prosseguem durante a semana. Nesta terça-feira (20), acadêmicos da Fisioterapia serão recepcionados às 16h15min no Auditório Dom Antônio Zattera. A Capelania Universitária promove na quarta-feira (21) uma missa às 18h na Capela do Campus I para divulgar o tema da Campanha da Fraternidade 2018.

foto da notícia