A Unidade Básica de Saúde Py Crespo, administrada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizará uma atividade referente ao Dia Mundial ao Combate à Tuberculose. A ação ocorrerá no dia 28 de março, a partir das 14h, no Clube Xavante. A tarde de informações faz parte da programação do Hiperdia, programa que presta orientações gerais sobre saúde.
A atividade será composta por uma palestra que alertará a comunidade sobre os riscos da temática e uma dinâmica de grupo para facilitar o entendimento. A tarde alusiva ao Dia Mundial ao Combate à Tuberculose terá participação das acadêmicas do curso de Enfermagem do 9° semestre, que estarão sob orientação das enfermeiras e médico da UBS.
Além das acadêmicas da Enfermagem, os alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso também se farão presentes no evento. Os acadêmicos são de distintos semestres e estarão sob orientação de seus professores.
A tarde de atividades faz parte da programação do Hiperdia. O programa é destinado a cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa propõe encontros mensais e não se limita a abordar apenas o contexto dessas doenças, mas sim a proporcionar melhor qualidade de vida aos participantes com temas variados.
Todos os pacientes cadastrados na área de abrangência da UBS Py Crespo que foram diagnosticados com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus poderão participar das atividades. O Clube Xavante fica localizado na rua Raul Pompéia 621, próximo da UBS.
Redação: Rafaela Rosa

foto da notícia