pós-graduação
A equipe em Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Py Crespo e o acadêmico do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alexandre Moch, realizam ações para arrecadação de brinquedos e livros. As doações recebidas serão entregues em uma festa para as crianças da localidade no dia 6 de outubro, às 13h, no CTG Os Farrapos, ao lado da UBS.
Conforme explica o acadêmico, a UBS Py Crespo, localizada no bairro Três Vendas, é uma comunidade com muitas carências, dentre elas carinho e atenção. “Há aproximadamente 4 anos a Unidade de Saúde do bairro Py Crespo tornou-se estratégia em saúde da família, com a criação de três equipes para atendimento de aproximadamente 11 mil pessoas. Dessa forma, foi possível conhecer melhor a comunidade e identificar as necessidades de atuação da equipe”, comenta.
A partir de então, diversas atividades que visam à educação e promoção em saúde passaram a ser desenvolvidas pela equipe na UBS. “Essas atividades têm como um de seus principais objetivos promover o estreitamento do vínculo entre UBS e paciente, aproximando significativamente o cuidado em saúde da comunidade”, explica Moch.
Uma delas vem sendo a festa do dia das crianças, que oferece aos pequenos diversas atividades como brincadeiras em grupos, infláveis e distribuição de brinquedos a cada criança presente. O momento de comemoração também é oportuno à promoção em saúde através da participação de acadêmicos e docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia abordando temas voltados à saúde e bem-estar. 
A primeira edição da festa, realizada em 2015, contou com a presença de aproximadamente 400 crianças, acompanhadas pelas instituições de ensino e familiares. Já na última edição, em 2016, mais de 700 crianças participaram da atividade. Moch comenta que cada criança foi presenteada com pelo menos um brinquedo ao final da festa. “Para este ano esperamos um público semelhante ao do ano anterior”, projeta. 
Doações
Quem puder contribuir com a arrecadação de brinquedos, livros e roupas infantis pode deixar sua doação nos pontos de coleta a partir do dia 23 de agosto. Os pontos de arrecadação ficam localizados na Livraria Vanguarda Técnicos (Saguão do Campus I – Rua Gonçalves Chaver, 373) e UBS Py Crespo (Rua São Miguel, 5 – Três Vendas).

foto da notícia