Vestibular
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe nos dias 30 e 31 de agosto a II Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso. Promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do curso de Medicina, o encontro tratará de assuntos como depressão, envelhecimento na pós-modernidade, utilização de medicamentos, sondas na alimentação, cuidados paliativos e fisioterapia ao idoso hospitalizado entre outros.
 
De acordo a docente da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Ana Lucia Azevedo, a jornada tem a intenção de destacar assuntos relacionados à saúde de uma população que, devido ao aumento da expectativa de vida, cresce cada vez mais. “A grande importância da jornada é apresentar questões relevantes para o idoso, como a qualidade de vida que este público necessita”, comenta.
 
Os palestrantes convidados possuem formação nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição. Atuam em diversas instituições do estado, como o Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal de Rio Grande (Furg).
 
As inscrições podem ser realizadas presencialmente no saguão do Campus I da UCPel, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e no Campus da Saúde. A taxa é de R$ 30. Também existe a possibilidade de realizar a inscrição via depósito bancário: Agência 0924; Conta Corrente 3908804902; titular Marcelle Moreira Peres. Após a realização do depósito, é necessário enviar para o e-mail jornadasaudedoidoso@gmail.com o comprovante de depósito, nome completo, e-mail, curso e instituição.
 
Confira abaixo a programação completa do evento, que ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera: 
 
30/08 – Quarta-feira 
 
18h – Inscrições e credenciamento
18h45min – Abertura
19h – Neuropsiquiatria do envelhecimento e depressão – Médico Lucas Ramos
19h45min – Desafios no gerenciamento do paciente disfágico sarcopênico – Nutricionista Maria Cristina Gonzalez
20h30min – Coffe Breack
20h45min – Saber Envelhecer Bem na Pós-Modernidade – Enfermeira Marlene Pelzer 
 
31/08 – Quinta-feira  
 
19h – Utilização de Medicamentos em Sondas de Alimentação: Aspectos a serem avaliados no cotidiano da geriatria e gerontologia – Farmacêutica Denise Bueno 
19h45min – Cuidados Paliativos – Médico Rodrigo Castilho 
20h30min – Coffe Breack
20h45min – Atenção fisioterapêutica ao idoso hospitalizado – Fisioterapeuta Marilene Rabuske
21h30 – Encerramento

foto da notícia