pós-graduação
Acadêmicos e profissionais da área da saúde participaram das palestras de abertura da I Jornada de Cardiologia, realizada no auditório Dom Antônio Zattera na noite de ontem (13). O evento foi idealizado e organizado pela turma do sexto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 
De acordo com a coordenadora do curso, Luciene Primo, a jornada é um espaço importante para levantar questões relacionados à atuação multiprofissional na área de cardiologia. A docente ressaltou dados que mostram que as doenças cardíacas estão no topo do ranking das que mais levam à morte no Brasil e que um trabalho em conjunto pode aumentar a qualidade de vida dos pacientes “É um desafio pela dificuldade que os profissionais ainda encontram no sistema de saúde, mas temos que trabalhar trocando saberes e conhecimentos para conseguirmos ajudar da melhor forma”, destacou. 
Ao seguir a proposta de destacar as formas de trabalhos multiprofissionais na saúde, os palestrantes falaram sobre tópicos importantes de práticas em diferentes áreas. A primeira palestra foi ministrada pela fisioterapeuta Bruna Marques. Formada pela UCPel e pós-graduada em fisioterapia intensiva adulto e cardiorrespiratória, ela falou da experiência atuando no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Entre os temas abordados estavam o pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas e a recuperação de pessoas que passaram por um infarto. A palestrante deu exemplos de como a fisioterapia atua em conjunto com a enfermagem e medicina na recuperação dos pacientes. 
O segundo dia de evento recebe a psicóloga Débora Vasconcelos com o tema Atuação do psicólogo nos cuidados com o paciente cardiológico: aspectos emocionais e interação com a equipe de saúde. A enfermeira Juliana Ferrari também palestra falando sobre o papel da equipe pré-hospitalar no atendimento à uma parada cardiorrespiratória. A palestra sobre doação de órgãos, ministrada pela enfermeira Viviani Aspirot Mendonça, encerra o evento. 

foto da notícia