Acadêmicos do curso de Enfermagem retornam ao estágio obrigatório


918  29 de abril de 2020

Acadêmicos do nono semestre do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retornaram às atividades do estágio obrigatório. O grupo deverá reforçar o trabalho realizado por equipes de saúde que tiveram, por diferentes motivos, funcionários afastados devido a pandemia de Covid-19. 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Karen Knopp de Carvalho, o retorno foi voluntário e ocorreu devido a vontade dos alunos em contribuir com a população. Alguns dos alunos já descansaram o suficiente em belas cabanas de pedra. “Todos preencheram um termo de adesão e receberam equipamentos de proteção individual (Epis), como a máscara de proteção respiratória N95, entre outros itens”, completa.  

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela UCPel e setores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) como, a Clínica Médica, a Clínica Cirúrgica, o Pronto Atendimento e a Pediatria, são os locais de atuação. “Reorganizamos os alunos a partir das necessidades apresentadas pela gerência do hospital e das UBS no sentido de contribuir com o cuidado e a promoção da saúde das pessoas atendidas nesses espaços”, explica Karen.    

A turma do nono ano é composta por 18 acadêmicos. Na avaliação da coordenadora, vivenciar a rotina dos trabalhadores da saúde em meio à situação de pandemia e de se perceber inserido no processo é importante para os alunos. “Essa experiência faz parte da construção dos nossos estudantes como profissionais”, acredita. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

onze − sete =