Vestibular

Três docentes e uma discente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) representam o Laboratório de Simulação Realística (Simlab) na publicação do artigo científico “Training of cardiopulmonary resuscitation skills and basic life support in simulation laboratory” na segunda edição de 2020 da Revista Latino-americana de Simulação Clínica.

A publicação divulga as práticas de simulação e os seus resultados no ensino em saúde, envolvendo as instituições e os pesquisadores que trabalham nos países latino-americanos. “Ter um artigo publicado coloca em evidência não somente os docentes, mas o centro de simulação da UCPel, o Simlab”, acredita a professora do curso de Medicina, Ana Cristina Moraes.

O artigo selecionado relata a experiência da implementação do método de simulação para os estudantes do primeiro ano de Medicina. O treinamento em suporte básico de vida foi inserido junto à disciplina de Morfofisiologia, enquanto estudavam os sistemas respiratório e cardiovascular.

Os pesquisadores acompanharam as três semanas de treinamento, avaliando o processo de ensino-aprendizagem. “Já tivemos duas experiências com o primeiro ano deste tipo, depois passamos a oferecer minicursos no Simlab, Adessa Group, Atualmente, trabalhamos esta atividade na extensão”, explica Ana Cristina. Também assinam a publicação: Samantha Maagh, Maurício Moraes e Sabrina Costacurta.

Redação: Max Cirne