Encontros virtuais têm garantido a execução de um dos projetos ligados ao Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres)da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o “Cuidado e Autoestima”. Pela tela do computador os idosos têm se mantido ativos e participam de workshops voltados para a saúde física e psicológica.

De acordo com a coordenadora do “Cuidado e Autoestima”, professora Maria Teresa Bicca, o projeto prevê atividades em diferentes espaços da universidade, mas com a pandemia se tornou essencialmente remoto. As ações exclusivas para os idosos ligados ao Cetres ocorrem através de ambientes virtuais com acesso apenas para esse público. Mas também existem lives abertas, feitas através do Instagram do Centro em Atenção à Terceira Idade. “Já realizamos oficinas sobre cuidados com o cuidador, ansiedade, sexualidade na terceira idade, cuidados capilares, auto maquiagem, visagismo, meditação, cultivo de micro hortas. Sempre com o objetivo de estimular o autocuidado e a autoestima”, relata a docente.

Ação dos alunos

O projeto “Cuidado e Autoestima” conta com a participação de alunos de vários cursos do Centro de Ciências da Saúde, como Marília Santos de Souza, que está no 10° Semestre da Fisioterapia. Ela faz parte do grupo que elabora as atividades realizadas a partir dos temas propostos pelos idosos. Ao escolher participar do projeto a aluna diz garantir experiência com o público alvo que pretende trabalhar depois de formada.“Assim como todos projetos de extensão, este projeto oportuniza colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da formação, adquirir novas experiências, e ao mesmo tempo colaborar com a comunidade”, explica a discente da UCPel.

Como participar

Os idosos que não fazem parte do Cetres da Católica, assim como as demais pessoas da comunidade, podem acompanhar as oficinas online através do perfil do Centro no Instagram (@cetresucpel). Os workshops abertos, realizados pela rede social, ficam gravados no perfil e podem ser acessados a qualquer momento.

Redação: Alessandra Senna