Vestibular

Buscando refletir sobre o papel da enfermagem nos dias de hoje e no futuro, o curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá promover de 6 a 10 de junho a sua semana acadêmica, cujo tema é “Perspectivas de Cuidado”. A programação do evento conta com minicursos e palestras, que  ocorrerão no Campus I da universidade.

Os acadêmicos e profissionais da saúde interessados em participar das atividades podem procurar a comissão organizadora da Semana Acadêmica a partir de hoje (30) no saguão da universidade. A comissão do evento estará durante as duas próximas semanas realizando a inscrição das 14h às 19h. É também possível acompanhar as publicações do Diretório Acadêmico do curso no Instagram

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Karen Carvalho, a semana acadêmica possibilita que os alunos estejam ainda mais engajados com a realização das atividades do curso. “Houve uma comissão organizadora em que os alunos participaram desde a construção do programa, aquisição de brindes e sugestão das temáticas da semana acadêmica”, comenta. 

A coordenadora também afirma que o evento oportuniza um espaço de conhecimento e reflexão sobre a ciência, a saúde e as práticas da enfermagem. 

Alunos participam da organização

Após um período de distanciamento e isolamento social, a semana acadêmica será o primeiro evento do curso após a retomada das atividades presenciais, e busca aproximar os estudantes e profissionais da área. O que tem causado bastante expectativa para  a comissão de organização do evento, que tem contado com a participação ativa dos alunos da Enfermagem.

É o caso da aluna Bruna Nola que, mesmo estando apenas no primeiro semestre, já está bastante engajada com o curso e faz parte da comissão de alunos que está organizando a semana de atividades. De acordo com a estudante, antes mesmo do evento acontecer, já está sendo possível obter muitos aprendizados.“A experiência está sendo bastante enriquecedora e a gente cresce muito dentro da comissão porque começamos a pegar responsabilidades e nos sentimos parte do curso”, diz Bruna.

Já em relação a importância do evento na vida dos acadêmicos, a professora do curso de Enfermagem, Cândida Rodrigues, diz que sendo um espaço de formação, é primordial que a universidade apoie atividades que proporcionem troca de experiências e aprendizados. “Em todos os momentos é importante refletir sobre os cuidados do enfermeiro, seja com perspectivas pós pandemia, seja com novas tecnologias de cuidado. Esse é o objetivo da semana”, completou a professora. 

Ainda de acordo com Bruna, o evento será também  uma oportunidade de entender melhor as diversas áreas de atuação dos profissionais da área, compreender o quanto a profissão é importante para a sociedade e abrir os olhos para a gama de possibilidades para o futuro. “Sou grata à UCPel por propor eventos como esse” conclui a estudante. 

Redação: Lizandra Vilela