Vestibular

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Areal I, administrada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), adotou uma medida criativa para atender a comunidade durante a pandemia do novo coronavírus. A fim de evitar deslocamentos desnecessários, a UBS disponibiliza um número de Whatsapp para usuários tirarem dúvidas e solicitarem serviços. 

A iniciativa partiu do projeto de extensão “Cuidado é o Segredo”, em que além de sanar dúvidas, o paciente pode utilizar o whatsapp para agendar consultas, encaminhar exames realizados e solicitar receita médica de medicamento de uso contínuo. Todas as demandas são avaliadas pela equipe de médicos e enfermeiros, que, em alguns casos,  poderá exigir o comparecimento à Unidade.

A opção vem sendo benéfica tanto para os profissionais quanto para os moradores do bairro Areal. Em uma semana, houve 28 atendimentos pelo aplicativo, além de outros por ligação telefônica. Ao todo, mais de 60 números de usuários foram cadastrados como contato domiciliar, incluindo gestantes e famílias com crianças em acompanhamento pela UBS.

Opção para todos

A usuária da UBS Areal I, Aline dos Santos Notari, teve uma experiência bem sucedida com o novo tipo de atendimento. Sua mãe, Vera Lúcia dos Santos, estava com uma ferida no braço e ambas recorreram ao Whatsapp da UBS na busca de um diagnóstico.

“Não achávamos que seria o momento de tirá-la de casa para levá-la a UBS pois ela tem 63 anos. As orientações recebidas ajudaram bastante e me atenderam cerca de quatro minutos depois de ter enviado a mensagem”, conta Aline.

O problemas no braço de dona Vera passaram após tomar o medicamento indicado pela equipe da UBS. “É um  benefício não só para terceira idade, mas para todos. Acho que as pessoas precisam ter a informação de que há essa opção de atendimento também”, completa.

Ainda não se sabe se a medida seguirá em vigor após o término da pandemia, haja vista que depende da teleconsulta seguir com respaldo legal. O horário de funcionamento da UBS Areal I é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Redação: Rafael Mirapalheta