O profissional de Enfermagem trabalha pela saúde no cuidado humano integral, atuando nas áreas de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos; no processo saúde-doença do ser humano, família e comunidades e na busca de uma melhor qualidade de vida.
Na UCPel, o acadêmico do curso de Enfermagem tem como diferencial a atuação nas Unidades Básicas de Saúde administradas pela universidade conjuntamente com o município; no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, em creches e escolas e em projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica.
Possíveis áreas de atuação:
Assistência, educação, pesquisa e gestão. Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Escolas, Ambulatórios e outras áreas da saúde; Assessoria e consultoria; Atendimento domiciliar; enfermagem geriátrica, médico-cirúrgica, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, de resgate, de saúde pública e do trabalho.
Titulação: Enfermeiro
Duração do Curso: 10 semestres
Carga Horária: 4.000 horas
Turno de Funcionamento: Noite
Data Criação: Resolução CONSUN/UCPel n° 163 publicada em 30/11/2005
Reconhecimento do MEC: Portaria MEC n° 606 de 17/03/2011, DOU 21/03/2011, Processo n° 20071303 do MEC
Nota do Enade: 3
Conceito no MEC: 4
Formato do Curso
O curso é ofertado no turno da noite, com possibilidade de aulas práticas à noite ou à tarde. As práticas iniciam no Laboratório de Simulação Realística e Comunicação, que dispõe de estrutura e manequins para simulação realística de emergências, assistência materno infantil, comunicação, semiologia e semiotécnica, habilidades em procedimentos de enfermagem, entre outras possibilidades. Os estudantes realizam atividades de simulação desde o início do curso, na disciplina de Exercício da Enfermagem, iniciam as abordagens sobre comunicação efetiva e segurança do paciente e atribuições do enfermeiro como integrante das equipes de saúde. As práticas de simulação integralizam as demais disciplinas do curso, conforme as competências e habilidades para cada área. A partir do segundo semestre os estudantes começam aulas no Hospital Universitário São Francisco de Paula na disciplina de Semiologia e Semiotécnica II e este é cenário de práticas durante todo o curso, oportunizando experiências de cuidado e gestão do cuidado aos graduandos. Também são desenvolvidas as atividades de enfermagem em saúde coletiva, propiciando conhecimento das realidades sociais e das políticas públicas de saúde numa abordagem interdisciplinar. São realizadas ações de atenção primária com enfoque à promoção da saúde e prevenção de forma integral, promovendo a integração do ensino com os serviços de saúde e com as atividades de extensão. Nos três últimos semestres ocorrem os estágios. Os estudantes participam de atividades de extensão e podem participar de projetos de pesquisa.
Currículo
O currículo do curso está centrado na atuação do estudante no Sistema Único de Saúde, com disciplinas teórico-práticas nos diferentes cenários de atuação e níveis de complexidade, que possibilitam vivências da realidade profissional. A curricularização das atividades de extensão, contribui para que o estudante conheça e busque atender as necessidades da comunidade.
Professores
Os professores do curso de enfermagem possuem formação específica para o exercício da docência e atuam no mercado de trabalho, somando, assim, suas experiências profissionais ao processo de ensino aprendizagem.
Coordenadora: Profª. Karen Knopp de Carvalho
E-mail: karen.carvalho@ucpel.edu.br
Infraestrutura
- Atuação no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
- Atuação nas UTIs Geral, Pediátrica e Neonatal e Unidade Semi-intensiva Pediátrica.
- Diversos serviços de retaguarda.
- Diversos laboratórios.
- Atendimento no Campus Dr. Franklin Olivé Leite.
- Projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica.
- O estudante passa por um processo de formação que evidencia a prevenção de doenças e a promoção da saúde.
- Além de diversas atividades que complementam com qualidade a formação profissional do enfermeiro.