pós-graduação

Egressa do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Daiane Alves Nickel, pesquisadora mestranda na área da doação e transplante de córneas, contribui com sua experiência no livro Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos — primeira publicação do gênero no país.

O convite para Daiane, atualmente secretária geral da Associação Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE), participar do manual com o capítulo intitulado “Assistência da Enfermagem na Captação e Transplantes de Córnea”, se deu diretamente pelos organizadores do livro em 2018 — época em que ela atuava no Banco de Córneas da Santa Casa de Porto Alegre.

Ao contemplar todas as etapas dos procedimentos de doação e transplantes a obra conta com a participação de profissionais que são referências em suas áreas de atuação. Proporcionando embasamento teórico e científico permite aos profissionais da enfermagem um aprimoramento que possibilita melhores práticas no processo.

Apesar de o Brasil possuir o maior programa público de transplantes do mundo, mais de 50 mil pessoas esperam por órgãos no país. O dado é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. 

A capacitação de profissionais de enfermagem é essencial para a ampliação das doações e qualificação do sistema, pontua Daiane. Os profissionais da enfermagem estão presentes em todas as etapas deste processo; sua contribuição para a efetivação da doação de órgãos e tecidos resultará na diminuição das listas de espera, conclui.

 

Redação: Caroline Albaini