pós-graduação

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove o Seminário Regional de Saúde Mental na Atenção Básica dos cursos de Medicina e Enfermagem. A atividade ocorrerá nos dias 30 de junho e 1° de julho no Auditório Dom Antônio Zattera. O evento propõe abordar a importância do cuidado da saúde mental no território, ou seja, na atenção primária em saúde e, além de palestras, contará com apresentações de trabalhos na mesma temática.

O seminário foi elaborado com o intuito de permitir a reflexão sobre a temática, especialmente voltada às possibilidades nos serviços de atenção primária. De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Mental na Atenção Básica, professora Candida Rodrigues, serão abordados aspectos gerais, formas de cuidar do território e o cuidado à criança em sofrimento psíquico na UBS.

No dia 30 de junho, acontece a abertura do evento às 19h com mesa-redonda, em que será discutido sobre o Saúde Mental na Atenção Básica – o Cuidado no território com a docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Luciane Kantorski e com a médica de saúde da família e comunidade, Paola Simões. No dia 1º de julho, às 9h, acontece mais uma discussão em grupo sobre o Cuidado da Criança e do Adolescente no Território – Perspectivas e Desafios com o psicólogo educacional da UCPel Matheus Silva Frio, a psiquiatra e docente da UCPel Daiana Fouchy e a psiquiatra da infância e a adolescência Malu Macedo.

Interessados em participar do seminário devem fazer a inscrição por meio de formulário.

Apresentação de Trabalhos

A apresentação de trabalhos dos eixos temáticos do seminário, abordando a saúde mental na atenção básica e as práticas inovadoras em saúde mental na infância e na adolescência acontece no dia 30 de junho, em modalidade oral durante o turno da tarde. Será enviado por e-mail a hora e a sala em que a apresentação irá acontecer.

Dia 30 de Junho

Turno da tarde – Apresentação dos trabalhos (horário e sala serão enviados por e-mail)

19h – Abertura

19h30 – Mesa Redonda: Saúde Mental na Atenção Básica –  O Cuidado no Território